Home Blog

Oficinas de Jogos Musicais

Sunday, 11 March 2012 Published in Cursos Written by


Mirabolâncias Pelo Mundo

A música em movimento, até aonde vai esta brincadeira? Jogos de todo o mundo que se transformam em dança e música, acompanhado por instrumentos estranhos como: copos, pvc, garrafa pet, colheres e bastões.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

 

No Embalo da Ondas, um mar de brincadeiras

Quem conta um conto aumenta um ponto... Com um repertório recheado de brincadeiras, histórias, jogos e danças de diferentes lugares do mundo. Nosso barco faz uma viagem musical desde de a educação infantil até o ensino fundamental. Cada etapa um novo aprendizado, novos desafios, novas canções, colheres musicais, percussão corporal, batuque com copos, malabares, bolinhas de ping pong ... Vamos fazer nossas Mirabolâncias e criar um novo caminho da pedagogia musical.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

 Dinâmicas Musicais Com Objetos da Infância

Bambolês, Bolas de Tênis, Copos, Bexigas e Brinquedos populares viram divertidas atividades musicais com muita qualidade e simplicidade. A pedagogia de Dalcroze, Orff e Willems é o tempo todo visitada nas dinâmicas. O Imaginário e o musical dialogam através dos objetos.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

Curso de Jogos Musicais para a Sala de Aula, São Paulo/SP - 04 a 07 de junho de 2015 

USP de Ribeirão Preto/SP - 30 de julho de 2015

 

 

A Dança Percussiva do Colherim 

Sim, vamos dançar com as colheres! Este simples objeto que usamos para comer é um instrumento percussivo popular em diversos lugares do mundo: Espanha, Turquia, Canadá, Colômbia, Irlanda, Rússia... Vamos tocar as colheres usando todo o nosso corpo como um instrumento musical. Cada dança que vamos aprender contem técnicas colherísticas tradicionais de inúmeros países. Muito bem, bem bem,... agora é só pegar tudo isso, temperar com a nossa musicalidade brasileira e bom apetite!

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

 

A Teoria Musical como Jogo

Ensinar Teoria Musical de maneira mágica e cheia de atividades, jogos e desafios. Como trabalhar conceitos rítmicos e melódicos usando muito movimento, instrumento e voz.

A percepção auditiva aliada a movimentos, espaço e tempo. Figuras rítmicas que se transformam em palavras e temas.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

Curso de Jogos Musicais para a Sala de Aula, São Paulo/SP - 04 a 07 de junho de 2015

 

 

Games Percussivos

As possibilidades e estratégias de se trabalhar instrumentos da antiga bandinha rítmica com novas sonoridades e timbres de outros pequenos instrumentos, utilizando brincadeiras rítmicas, ostinatos, imitação, pergunta e resposta, cânones, rondós, improvisos, criação e muita diversão.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas: 

Tietê/SP, Música e Movimento Pira+Tietê, dia 16/05/15

Curso de Jogos Musicais para a Sala de Aula, São Paulo/SP - 04 a 07 de junho de 2015

 

Introdução ao Boomwhackers

A utilização dos tubos coloridos em atividades repletas de brincadeiras, movimento e desafios musicais. Música que nascem a partir de cartelas e palavras em divertidos temas. Como enriquecer as aulas de vivência musical com dinâmicas totalmente colaborativas e criatividade usando as notas em formas de tubos, ou seria espadas?, muletas?, pilão?

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

República Lago, Leme/SP - dia 02 de maio de 2015

Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP - dia 14 de maio de 2015

Curso de Jogos Musicais para a Sala de Aula, São Paulo/SP - 04 a 07 de junho de 2015

 

 Boomwhackers arremessados

Uma envolvente experiência de tocar, arremessar, colaborar e se divertir com tubos coloridos melódicos percussivos e voadores! A abordagem e a matemática de se tocarem conjunto contribuindo com o repasse de tubos para o grupo de participantes e mantendo um movimento orgânico para se tocar os pares de tubos, as possibilidades de jogos e leitura de mapas para a construção das melodias compartilhadas por boomwhackers arremessados. Preparado?

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

República Lago, Leme/SP - dia 02 de maio de 2015

Curso de Jogos Musicais para a Sala de Aula, São Paulo/SP - 04 a 07 de junho de 2015

 

ACEM - Barcelona/Espanha - de 29 de junho à 1. de julho de 2015

Tolentino/Italia - 04 e 05 de julho 2015

Cormons/Italia - 08 e 09 de julho de 2015

Bordighera/Italia - 11 e 12 de julho de 2015

Santa Maria di Licodia/ Italia - 13 e 14 de julho de 2015

USP de Ribeirão Preto/SP - 30 de julho de 2015

 

 Bolas, Boomwhackers®, Sombra e Breu

Uma viagem intergalática para o planeta SOM Atividades que misturam bolas, animações em telão, lanternas, escuridão, teatro de sombras, tubos coloridos e experiências sonoras imprevistas. Repertório e brincadeiras musicais que se organizam por comandos como o quique das bolas, piscar de lanternas e animações. Diversas atividades distintas que se misturam para encantar, cantar e tocar instrumentos musicais. A relação da luz, das cores e dos movimentos com atividades de criação instrumental e corporal. Pronto para este mais nova viagem intergalática ao planeta chamado som?

 Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas oficinas:

Curso de Jogos Musicais para a Sala de Aula, São Paulo/SP - 04 a 07 de junho de 2015

 

 

Dinâmicas de Apresentação, Jogos de Nomes e Roda 

Nada mais importante do que o nosso Nome. Para o educador, nada mais primordial que saber o nome de todos. A relação do nome de cada indivíduo com o seu grupo é fundamental. Nesta oficina serão oferecidas uma série de possibilidades de apresentação com atividades em roda e de criação, dinâmicas socializantes e importantes para fortalecer o vínculo aluno/professor e a atmosfera forte e unida de uma turma de pessoas.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 Próximas Oficinas:

 Curso de Jogos Musicais para a Sala de Aula, São Paulo/SP - 04 a 07 de junho de 2015

 

 

 

O Bambolê, a Música e o Movimento

Os Bambolês desmontáveis que constroem formas muito mais além do que simples aros. Cenas, Esculturas e Sonoridades serão exploradas trazendo um Universo de magia musical. Os bambolês como casas de tabuleiro e criação de inúmeros jogos musicais para a sala de aula: a mais prática cadeira do aluno nas aulas de música.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

Curso de Jogos Musicais para a Sala de Aula, São Paulo/SP - 04 a 07 de junho de 2015

 

Música na Educação Infantil

Numa abordagem simples, dinâmica e divertida, a oficina busca oferecer recursos para o trabalho com diferentes temas e conteúdos musicais pertinentes às faixas etárias dos segmentos da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental 1. Alguns dos temas e conteúdos que serão abordados na oficina: Jogos e brincadeiras musicais na sala de aula, Desenhando sons e músicas, Sonorização de histórias, Recursos tecnológicos na musicalização, Projetos interdisciplinares com a linguagem musical

Coordenação: Roberto Schkolnick

Próximas Oficinas:

 

 

 

 

Outras Áreas

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

Saúde Vocal

Workshop voltada para educadores de forma geral, que se utilizam da voz como instrumento de trabalho. É importante estarmos atentos à forma como utilizamos nossa voz. Serão propostos exercícios de auto-percepção corporal/ respiratória, apresentadas formas de como manter uma boa saúde vocal e uma vida saudável de forma geral.

Oficina de 3 horas.

Arte Integrada

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

Vivência Sensorial

Um workshop que possibilidade aos participantes perceber em seu próprio corpo a privação de um dos sentidos. Visão, audição, tato, olfato e gustação serão tratados em separado e de maneira combinada, como também ocorre nas mais diversas formas de deficiência. Uma experiência lúdica e artística, que pode ser aplicada em todas as idades. Uma nova forma de olhar tanto para a privação como ao potencial que todos nós temos para desenvolver.

Oficina de 4 horas

 

 

 

Possibilidade de Inclusão Sócio-Cultural-Educativa

Oficina voltada para educadores que já atuam ou pretendem atuar na área da inclusão. É desenvolvida uma parte teórica apresentando o tema educação inclusiva. Serão apresentadas formas de comunicação alternativas e como elas podem ser incorporadas nas atividades. A través de jogos dramáticos, danças, artes visuais e música é feito um 1 evantamento das possibilidades de atuação utilizando as artes como recurso de inclusão em sala de aula.

Oficina de 8 horas

Dança e Movimento

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

Dança na Educação Infantil

Introdução a Laban - Dança Educativa Moderna. Os participantes serão convidados a vivenciar exercícios que promovem a consciência corporal, noção espacial e o desenvolvimento da criatividade, através do resgate de seu movimento natural. Para todas as idades, propicia a possibilidade da noção corporal do todo e suas partes, auxiliando no processo de aprendizagem em sala de aula.

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

 

 Natureza Feminina

Voltado para mulheres de todas as idades, valorizando temas ligados as questões do gênero. Inspirada por Isadora Ducan e a Dança Livre, possibilita desenvolver o "feminino na dança". Através também das danças circulares e danças orientais, será construído uma nova forma de movimento, buscando se aproximar de suas raízes. Um encontro com sua beleza original, vivenciado através do conhecimento de novas culturas. 

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

 Dança, Arte e Inclusão

Workshop voltado para educadores que já atuam ou pretendem atuar na área da inclusão através da dança. Serão introduzidos à dança inclusiva, uma forma de atuar que pretende envolver à todos os participantes.

Através da dança podemos criar uma ressonância, utilizando a arte como instrumento de diálogo entre os indivíduos com e sem deficiência, possibilitando a expressão entre corpos diferentes.

Coordenação: Daniella Forchetti

 


Danças Folclóricas do Mundo

Cada pais, cada povo tem os seus "sacolejos" . Nesta oficina vamos vivenciar algumas danças de outro lugares do mundo e conhecer as diferentes liguagens corporais. Dança em roda, com percussão corporal, filas, duplas, quartetos, canones... Trimiliques desconhecidos que transformam o nosso corpo e contam para a nós um pouco sobre este caldeirão cultural onde vivemos.

Coordenação: Estêvão Marques

 



Rítmica - Música, movimento, voz e improvisação    

Vivenciar música e movimento, ampliando as possibilidades criativas, expressivas, sociais e a percepção corporal numa oficina de ritmica é uma experiencia para todos os sentidos que fornece um aprendizado profundo. Trabalhando com o corpo, a voz, materiais diversos e instrumentos, nesta oficina os participantes serão estimulados a criar e improvisar, ativar e relaxar, tocar e brincar. 

Coordenação: Anita Gritsch

 

Voz, Canto e Escuta

Monday, 12 March 2012 Published in Cursos Written by

Oficina de música vocal em conjunto

Jogos com corpo e voz para desinibição e coesão de um grupo; experiências sonoras que se transformam em música; referências vocais para diversos tipos de voz; repertório; exercícios para afinação e outras desenvolturas.

Coordenação: Teco Galati

 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL


Saúde Vocal

Workshop voltada para educadores de forma geral, que se utilizam da voz como instrumento de trabalho. É importante estarmos atentos à forma como utilizamos nossa voz. Serão propostos exercícios de auto-percepção corporal/ respiratória, apresentadas formas de como manter uma boa saúde vocal e uma vida saudável de forma geral.

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

Kodaly nos Modos e Ritmos Brasileiros

Algumas possibilidades de fazer bom uso das escalas modais tão comuns à música brasileira usando o sistema dó-móvel. Leitura de músicas brasileiras adaptadas ao solfejo relativo usado por Kodály, incluindo cânones e o uso de 2 a 3 vozes. Heranças de Portugal e África na canção brasileira. Pequenas soluções práticas para relativizar os conflitos entre o uso do sistema fixo e do sistema móvel.

Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

O Ouvido Harmônico

Voltada para o desenvolvimento das seguintes habilidades musicais: entender cifras, ouvir internamente o som resultante das cifras, reconhecer a harmonia sem a necessidade de instrumentos harmônicos, inventar caminhos harmônicos, treinar a memorização de cadências harmônicas, melhoria significativa da afinação. É também um método alternativo de grande eficiência para a leitura musical e para a escrita musical se tornar bem mais fluente. De quebra se aprende escalas e modos de maneira bem orgânica.

 Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Próximas Oficinas: 20 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

 Cânones Vocais em Movimento

Uma Oficina Voltada para um Repertório Vocal/Coral para desenvolver a técnica e a sonoridade deste tipo de abordagem utilizando o movimento corporal como elemento socializante. Um curso que embasa o educador a manejar os recursos propostaos para todas as idades. Canones de todos os "Cantos" e idéias corporais de jogos e movimento.
 
Coordenação: Uirá Kuhlmann
 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Rhythmics and English

Music and movement have a direct link to language. Why not take advantage of this in language teaching? This course offers a range of dynamic activities and ideas of how to teach English in a musical, playful, communicative and creative way. English teachers but also everyone who wants to discover a different way of improving their English are warmly welcome!
 
Coordenation: Anita Gritsch
 
 PREREQUISITE: intermediate level of English.
 This workshop will be held in English. 

Próximas Oficinas: 19 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

Vivência Sensorial

Um workshop que possibilidade aos participantes perceber em seu próprio corpo a privação de um dos sentidos. Visão, audição, tato, olfato e gustação serão tratados em separado e de maneira combinada, como também ocorre nas mais diversas formas de deficiência. Uma experiência lúdica e artística, que pode ser aplicada em todas as idades. Uma nova forma de olhar tanto para a privação como ao potencial que todos nós temos para desenvolver.

Coordenação: Daniella Forchetti

 
 
 
 




Música Instrumental

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Laminas

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Lâminas Folclore, MPB e Bossa Nova são apresentadas com arranjos fáceis e envolventes para os Instrumental de Lâminas: Xilofones e Metalofones. Como trabalhar bordões e ostinatos na música diatônica brasileira.

Repertório para diversas faixas etárias do ensino fundamental I e II.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

O Universo do Instrumental Orff

Como trabalhar com Xilofones e Metalofones na Musicalização Infantil. Um Curso introdutório sobre os conceitos básicos da abordagem Orff e seus processos de ensino na Educação musical escolar através dos xilofones e metalofones. A funcionalidade e a praticidade da escala pentatônica e o tratamento melódico/harmônico distribuído nos três naipes do conjunto: baixo, contralto e soprano.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

O Instrumental Orff - de 14 a 18 de julho de 2014 em São Paulo

 

 Trilha Sonora de Filmes para Instrumental Orff

Aventura, Suspense e Muita diversão nesta Oficina que Mistura Filme, Cenas, Histórias, Música e o Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones). Arranjos simples e eletrizantes nesta Saga Musical emocionante. 

Coordenação Uirá Kuhlmann

 

 

 

O Pandeiro Nosso de Cada Dia

Um dos mais completos instrumentos de percussão, o pandeiro tem a magia de se adaptar facilmente em qualquer ritmo de qualquer cultura do mundo. Amigo inseparável, ele acompanha o sambista na roda de samba, o professor na sala de aula e o aluno a expressar toda a sua musicalidade.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

No embalo do batuque - A dança e a percussão popular de norte a sul do Brasil.

As semelhanças e diferenças dos diversos sotaques musicais brasileiros. Vamos conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura cantado loas do nordeste, tocando o tambu do sudeste, dançado a dança dos bambus do sul...  Em cada estado uma festa.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

A Flauta doce de Maneira doce

Como saborear a flauta doce de forma gostosa e envolvente. Da vivência inicial com o instrumento às explorações divertidas da técnica de sopro e digitação, bem como a relação de uma leitura na pauta musical de forma gradual e lógica. Repertório e combinações de flautas.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

Dentro do Curso de Jogos Musicais de Inverno 2014 - de 14 a 18 de julho em São Paulo 

 

 

O Som da Sucata

Transformando e Reciclando, esta é a proposta para a oficina O Som da Sucata, construir Instrumentos Musicais com qualidade, diversidade, sonoridade e durabilidade para que se possa Utilizar no dia a dia da Sala de aula e na Experimentação Sonora. Materiais cotidianos e simples que dão formas e sons surpreendentes.
 
Coordenação: Yurê Kuhlmann
 

 

 

Anita Gritsch

Friday, 30 December 2011 Published in Profissionais Written by


Artista e educadora nas áreas de musica, movimento e idiomas, focada na integração dessas disciplinas. Desenvolve trabalhos artísticos e pedagógicos com música corporal, ritmos e percussão e pesquisa danças percussivas no mundo.

Formada em Educação, Música e Movimento/Ritmica pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (Áustria), e em Sociología e Letras (Inglês) pelas Universidades de Viena e Edimburgo.

Como professora de rítmica, trabalhou com diversos grupos incluindo desde crianças e adolescentes até empresas, atores e idosos. Realiza formações para professores de música e oficinas de música e movimento para professores de inglês, juntando as suas várias competências. Ministrou oficinas em eventos na Argentina, no Uruguai e no Brasil (Casa do Sol - Salvador/BA, Universidade Federal - Natal/RN). Na Áustria, também ensina Djembe/percussão e percussão corporal no instituto Beatfactory e em escolas, além de ter dado aulas de percussão corporal na Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena.

Em 2012, estreou o seu primeiro espetáculo rePercussion em Viena, onde unia Maracatú, percussão corporal, dança percussiva, voz e movimento. No mesmo ano participou do Festival Internacional de Música Corporal em Istambul, coreografou dois espetáculos de dança com música de orgão ao vivo na igreja Breitenfeld em Viena - Les Corps Glorieux e Les Trois Danses - e apresentou o trabalho mutter wasser (mãe água) com movimento, percussão e percussão corporal, a partir de poesías de Neruda, Bernhard e outros.

É integrante dos grupos de percussão afro naBum e Tasuma, atuando como percussionista, dançarina e cantora. 

Dança e Movimento

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

Dança na Educação Infantil

Introdução a Laban - Dança Educativa Moderna. Os participantes serão convidados a vivenciar exercícios que promovem a consciência corporal, noção espacial e o desenvolvimento da criatividade, através do resgate de seu movimento natural. Para todas as idades, propicia a possibilidade da noção corporal do todo e suas partes, auxiliando no processo de aprendizagem em sala de aula.

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

 

 Natureza Feminina

Voltado para mulheres de todas as idades, valorizando temas ligados as questões do gênero. Inspirada por Isadora Ducan e a Dança Livre, possibilita desenvolver o "feminino na dança". Através também das danças circulares e danças orientais, será construído uma nova forma de movimento, buscando se aproximar de suas raízes. Um encontro com sua beleza original, vivenciado através do conhecimento de novas culturas. 

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

 Dança, Arte e Inclusão

Workshop voltado para educadores que já atuam ou pretendem atuar na área da inclusão através da dança. Serão introduzidos à dança inclusiva, uma forma de atuar que pretende envolver à todos os participantes.

Através da dança podemos criar uma ressonância, utilizando a arte como instrumento de diálogo entre os indivíduos com e sem deficiência, possibilitando a expressão entre corpos diferentes.

Coordenação: Daniella Forchetti

 


Danças Folclóricas do Mundo

Cada pais, cada povo tem os seus "sacolejos" . Nesta oficina vamos vivenciar algumas danças de outro lugares do mundo e conhecer as diferentes liguagens corporais. Dança em roda, com percussão corporal, filas, duplas, quartetos, canones... Trimiliques desconhecidos que transformam o nosso corpo e contam para a nós um pouco sobre este caldeirão cultural onde vivemos.

Coordenação: Estêvão Marques

 



Rítmica - Música, movimento, voz e improvisação    

Vivenciar música e movimento, ampliando as possibilidades criativas, expressivas, sociais e a percepção corporal numa oficina de ritmica é uma experiencia para todos os sentidos que fornece um aprendizado profundo. Trabalhando com o corpo, a voz, materiais diversos e instrumentos, nesta oficina os participantes serão estimulados a criar e improvisar, ativar e relaxar, tocar e brincar. 

Coordenação: Anita Gritsch

 

Voz, Canto e Escuta

Monday, 12 March 2012 Published in Cursos Written by

Oficina de música vocal em conjunto

Jogos com corpo e voz para desinibição e coesão de um grupo; experiências sonoras que se transformam em música; referências vocais para diversos tipos de voz; repertório; exercícios para afinação e outras desenvolturas.

Coordenação: Teco Galati

 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL


Saúde Vocal

Workshop voltada para educadores de forma geral, que se utilizam da voz como instrumento de trabalho. É importante estarmos atentos à forma como utilizamos nossa voz. Serão propostos exercícios de auto-percepção corporal/ respiratória, apresentadas formas de como manter uma boa saúde vocal e uma vida saudável de forma geral.

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

Kodaly nos Modos e Ritmos Brasileiros

Algumas possibilidades de fazer bom uso das escalas modais tão comuns à música brasileira usando o sistema dó-móvel. Leitura de músicas brasileiras adaptadas ao solfejo relativo usado por Kodály, incluindo cânones e o uso de 2 a 3 vozes. Heranças de Portugal e África na canção brasileira. Pequenas soluções práticas para relativizar os conflitos entre o uso do sistema fixo e do sistema móvel.

Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

O Ouvido Harmônico

Voltada para o desenvolvimento das seguintes habilidades musicais: entender cifras, ouvir internamente o som resultante das cifras, reconhecer a harmonia sem a necessidade de instrumentos harmônicos, inventar caminhos harmônicos, treinar a memorização de cadências harmônicas, melhoria significativa da afinação. É também um método alternativo de grande eficiência para a leitura musical e para a escrita musical se tornar bem mais fluente. De quebra se aprende escalas e modos de maneira bem orgânica.

 Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Próximas Oficinas: 20 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

 Cânones Vocais em Movimento

Uma Oficina Voltada para um Repertório Vocal/Coral para desenvolver a técnica e a sonoridade deste tipo de abordagem utilizando o movimento corporal como elemento socializante. Um curso que embasa o educador a manejar os recursos propostaos para todas as idades. Canones de todos os "Cantos" e idéias corporais de jogos e movimento.
 
Coordenação: Uirá Kuhlmann
 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Rhythmics and English

Music and movement have a direct link to language. Why not take advantage of this in language teaching? This course offers a range of dynamic activities and ideas of how to teach English in a musical, playful, communicative and creative way. English teachers but also everyone who wants to discover a different way of improving their English are warmly welcome!
 
Coordenation: Anita Gritsch
 
 PREREQUISITE: intermediate level of English.
 This workshop will be held in English. 

Próximas Oficinas: 19 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

Vivência Sensorial

Um workshop que possibilidade aos participantes perceber em seu próprio corpo a privação de um dos sentidos. Visão, audição, tato, olfato e gustação serão tratados em separado e de maneira combinada, como também ocorre nas mais diversas formas de deficiência. Uma experiência lúdica e artística, que pode ser aplicada em todas as idades. Uma nova forma de olhar tanto para a privação como ao potencial que todos nós temos para desenvolver.

Coordenação: Daniella Forchetti

 
 
 
 




Música Instrumental

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Laminas

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Lâminas Folclore, MPB e Bossa Nova são apresentadas com arranjos fáceis e envolventes para os Instrumental de Lâminas: Xilofones e Metalofones. Como trabalhar bordões e ostinatos na música diatônica brasileira.

Repertório para diversas faixas etárias do ensino fundamental I e II.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

O Universo do Instrumental Orff

Como trabalhar com Xilofones e Metalofones na Musicalização Infantil. Um Curso introdutório sobre os conceitos básicos da abordagem Orff e seus processos de ensino na Educação musical escolar através dos xilofones e metalofones. A funcionalidade e a praticidade da escala pentatônica e o tratamento melódico/harmônico distribuído nos três naipes do conjunto: baixo, contralto e soprano.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

O Instrumental Orff - de 14 a 18 de julho de 2014 em São Paulo

 

 Trilha Sonora de Filmes para Instrumental Orff

Aventura, Suspense e Muita diversão nesta Oficina que Mistura Filme, Cenas, Histórias, Música e o Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones). Arranjos simples e eletrizantes nesta Saga Musical emocionante. 

Coordenação Uirá Kuhlmann

 

 

 

O Pandeiro Nosso de Cada Dia

Um dos mais completos instrumentos de percussão, o pandeiro tem a magia de se adaptar facilmente em qualquer ritmo de qualquer cultura do mundo. Amigo inseparável, ele acompanha o sambista na roda de samba, o professor na sala de aula e o aluno a expressar toda a sua musicalidade.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

No embalo do batuque - A dança e a percussão popular de norte a sul do Brasil.

As semelhanças e diferenças dos diversos sotaques musicais brasileiros. Vamos conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura cantado loas do nordeste, tocando o tambu do sudeste, dançado a dança dos bambus do sul...  Em cada estado uma festa.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

A Flauta doce de Maneira doce

Como saborear a flauta doce de forma gostosa e envolvente. Da vivência inicial com o instrumento às explorações divertidas da técnica de sopro e digitação, bem como a relação de uma leitura na pauta musical de forma gradual e lógica. Repertório e combinações de flautas.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

Dentro do Curso de Jogos Musicais de Inverno 2014 - de 14 a 18 de julho em São Paulo 

 

 

O Som da Sucata

Transformando e Reciclando, esta é a proposta para a oficina O Som da Sucata, construir Instrumentos Musicais com qualidade, diversidade, sonoridade e durabilidade para que se possa Utilizar no dia a dia da Sala de aula e na Experimentação Sonora. Materiais cotidianos e simples que dão formas e sons surpreendentes.
 
Coordenação: Yurê Kuhlmann
 

 

 

Anita Gritsch

Friday, 30 December 2011 Published in Profissionais Written by


Artista e educadora nas áreas de musica, movimento e idiomas, focada na integração dessas disciplinas. Desenvolve trabalhos artísticos e pedagógicos com música corporal, ritmos e percussão e pesquisa danças percussivas no mundo.

Formada em Educação, Música e Movimento/Ritmica pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (Áustria), e em Sociología e Letras (Inglês) pelas Universidades de Viena e Edimburgo.

Como professora de rítmica, trabalhou com diversos grupos incluindo desde crianças e adolescentes até empresas, atores e idosos. Realiza formações para professores de música e oficinas de música e movimento para professores de inglês, juntando as suas várias competências. Ministrou oficinas em eventos na Argentina, no Uruguai e no Brasil (Casa do Sol - Salvador/BA, Universidade Federal - Natal/RN). Na Áustria, também ensina Djembe/percussão e percussão corporal no instituto Beatfactory e em escolas, além de ter dado aulas de percussão corporal na Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena.

Em 2012, estreou o seu primeiro espetáculo rePercussion em Viena, onde unia Maracatú, percussão corporal, dança percussiva, voz e movimento. No mesmo ano participou do Festival Internacional de Música Corporal em Istambul, coreografou dois espetáculos de dança com música de orgão ao vivo na igreja Breitenfeld em Viena - Les Corps Glorieux e Les Trois Danses - e apresentou o trabalho mutter wasser (mãe água) com movimento, percussão e percussão corporal, a partir de poesías de Neruda, Bernhard e outros.

É integrante dos grupos de percussão afro naBum e Tasuma, atuando como percussionista, dançarina e cantora. 

Se inscreva em nosso boletim mensal para receber comunicados

Últimas Novidades

Prev Next
Estêvão e Uirá em Fortaleza

Estêvão e Uirá em Fortaleza

Serão 16 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

Estêvão e Uirá no Rio!

Estêvão e Uirá no Rio!

Serão 16 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

Festa Musical da Educação

Festa Musical da Educação

27 horas de formação nos mais modernos métodos ativos da Educação Musical