Música Instrumental

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Laminas

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Lâminas Folclore, MPB e Bossa Nova são apresentadas com arranjos fáceis e envolventes para os Instrumental de Lâminas: Xilofones e Metalofones. Como trabalhar bordões e ostinatos na música diatônica brasileira.

Repertório para diversas faixas etárias do ensino fundamental I e II.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

Introdução ao Instrumental Orff - Curso 20 horas

Como trabalhar com Xilofones e Metalofones na Musicalização Infantil. Um Curso introdutório sobre os conceitos básicos da abordagem Orff e seus processos de ensino na Educação musical escolar através dos xilofones e metalofones. A funcionalidade e a praticidade da escala pentatônica e o tratamento melódico/harmônico distribuído nos três naipes do conjunto: baixo, contralto e soprano.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

 Trilha Sonora de Filmes para Instrumental Orff

Aventura, Suspense e Muita diversão nesta Oficina que Mistura Filme, Cenas, Histórias, Música e o Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones). Arranjos simples e eletrizantes nesta Saga Musical emocionante. 

Coordenação Uirá Kuhlmann

 

 

 

O Pandeiro Nosso de Cada Dia

Um dos mais completos instrumentos de percussão, o pandeiro tem a magia de se adaptar facilmente em qualquer ritmo de qualquer cultura do mundo. Amigo inseparável, ele acompanha o sambista na roda de samba, o professor na sala de aula e o aluno a expressar toda a sua musicalidade.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

No embalo do batuque - A dança e a percussão popular de norte a sul do Brasil.

As semelhanças e diferenças dos diversos sotaques musicais brasileiros. Vamos conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura cantado loas do nordeste, tocando o tambu do sudeste, dançado a dança dos bambus do sul. Trava-línguas ritmados que embalam os atabaques do samba de roda...em cada estado uma brincadeira diferente! Um aula que se transforma em uma grande festa.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 A Flauta doce de Maneira doce

Como saborear a flauta doce de maneira gostosa e envolvente. Da vivência inicial com o instrumento às explorações divertidas da técnica de sopro e digitação, bem como a relação de uma leitura na pauta musical de forma gradual e lógica. Repertório gradual manipulando as flautas soprano, contralto e tenor com apenas umas das mãos e o pensamento de arranjos simples com vozes que se misturam.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

 

 

O Som da Sucata

Transformando e Reciclando, esta é a proposta para a oficina O Som da Sucata, construir Instrumentos Musicais com qualidade, diversidade, sonoridade e durabilidade para que se possa Utilizar no dia a dia da Sala de aula e na Experimentação Sonora. Materiais cotidianos e simples que dão formas e sons surpreendentes.
 
Coordenação: Yurê Kuhlmann
 

 

 

Últimas Novidades

Prev Next
II Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores em Lisboa

II Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores em Lisboa

II Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores em Lisboa Professores do Brasil, Portugal, Espanha e Itália reunidos em 4 dias de formação para professores interessados em geral com o conteúdo de jogos e música

Estêvão e Uirá em Porto Alegre/RS

Estêvão e Uirá em Porto Alegre/RS

Serão 12 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

FIJM 2025 - VII Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores

FIJM 2025 - VII Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores

FIJM 2025 - VII Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores Professores do Brasil, Uruguai, Portugal, Espanha e EUA reunidos em uma semana de Oficinas para a Educação Musical.